top of page
Pròspere Group

Protetores bucais

Na literatura já é comprovado que os esportes podem levar à fadiga muscular da face (devido a excessiva contração dos músculos tensionadores do fechamento da mandíbula) e traumas dentários que podem levar até a  perda  do dente, no caso dos anteriores acarretando transtornos emocionais e até psicológicos.




A fadiga muscular pode gerar dor quando a contração é prolongada ou com frequência, fazendo – se necessário o uso de protetores bucais para reduzir a atividades dos músculos durante a atividade física e também protegendo os dentes de qualquer tipo de impacto.


A NYSSF (National Youth Sports Foundation) afirmou em pesquisas que toda modalidade de impacto tem 10% de chance de sofrer algum tipo de lesão facial e que durante toda a carreira de um esportista esse número sobe para 56%.

Existem três tipos de protetores bucais: estoque, termoplásticos e personalizados. Os dois primeiros são pré-fabricados e os personalizados são feitos sob medida por um cirurgião-dentista.


1) De estoque: Apresentado nos tamanhos P, M e G. Sem qualquer formato personalizado. O atleta precisa morder o protetor para não cair, consequentemente causando fadiga muscular, interferindo também na respiração e fala.


2) Termoplásticos: Como o próprio nome diz é necessário colocá-lo em banho maria e depois levar à boca para registrar a mordida. Apresenta uma maior adaptação na boca, mas não distribui as forças de forma correta, além de trazer riscos ao atleta quanto a queimaduras na boca no processo de banho maria.


3) Personalizados: Atualmente, é o melhor protetor bucal disponível no mercado. Confeccionado pelo cirurgião-dentista através da moldagem da arcada dentária e posteriormente personalizado, levando a uma melhor adaptação e conforto ao paciente. Outro benefício é quanto a personalização do protetor que pode ser de qualquer cor, escrito ou não e assim agradando o atleta no uso. 


Segundo a Academia Norte-Americana de Odontologia Desportiva, o uso de protetores bucais na prática esportiva reduz em até 80% o risco de perda dentária.

Portanto, mediante a pesquisas, estudos e dados faz se necessário o uso dos protetores bucais esportivos personalizados como prevenção de qualquer tipo de injúria facial.


Comments


bottom of page