top of page
  • Pròspere Group

Diferenças Entre Fios Lisos e Espiculados, 19, 27 e 29G


Os conhecidos Fios de PDO (polidioxanona), são divididos em fios lisos e fios espiculados. Cada vez são mais procurados nos consultórios pelos pacientes por conseguirem efeito lifting sem serem cirúrgicos e por serem pouco invasivos. Ambos têm a função de estimular a produção de colágeno, melhorando a firmeza e a sustentação dos tecidos. Porém possuem alguns características e indicações particulares, e tamanhos variados também.


Os Fios de PDO Espiculados além de estimularem a produção de colágeno, tem a capacidade de proporcionar

um efeito lifting, podendo ser utilizado como opção à ritidoplastia (lifting cirúrgico) ou rinoplastia. São indicados quando há perda do volume do terço médio da face, ptose da linha mandibular e do supercílio, flacidez cervical. Existem diversos tamanhos de fios de PDO espiculados, porém os mais utilizados são os de 19G.


Os Fios de PDO Lisos por sua vez apenas estimulam a produção de colágeno. E são indicados quando se tem a necessidade de bioestímulo de colágeno em região de pálpebras inferiores, terço médio e inferior da face. Os fios de PDO lisos também apresentam diversos tamanhos, porém os mais comuns são os de 27 e 29G, sendo o de 27G indicado para a região de terço médio e inferior, enquanto o de 29G é mais indicado para a região de pálpebras inferiores.


Os fios de PDO promovem resultados duradouros (entre 18 e 24 meses) e podem ser associados aos injetáveis, como ácido hialurônico.


bottom of page